11 setembro 2011

EUCATUR ignora idosa, cadeirante - 14 horas de humilhação!

Na maioria das vezes que adquirimos e pagamos por um produto ou serviços sempre escolhemos empresas idôneas que nos dê um atendimento pré e pós venda eficiente. No último dia 16 não foi isso que aconteceu com a EUCATUR – Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo Ltda, cujo lema é “Transporte feito com carinho” nem carinho e nem respeito pelas pessoas, desde a aquisição da passagem até a chegada no destino foi cometido uma série de fatos que vem contra nossa legislação e principalmente contra o ser humano.
Minha tia, em plena saúde mental, se não bastasse seus 80 anos, é cadeirante ( ela tem um defeito nos pés não é paralítica, consegue dar apenas alguns passos, mas não consegue subir escadas) partiu da cidade de Imbituba (SC) com destino a Londrina (Pr) uma viagem de 14 horas. Os problemas começaram na compra do bilhete, o funcionário da empresa avisou que o ônibus que ela iria embarcar não havia plataforma/elevador, mesmo assim comprou o bilhete, pois teria que viajar. No dia do embarque a primeira coisa que viu no ônibus foi o adesivo de cadeirante, mas como disse o funcionário, sem plataforma, só adesivo e daí a situação mais humilhante, ninguém, nem passageiros, nem funcionários da empresa e nem mesmo funcionários da rodoviária a auxiliaram subir ao ônibus, ela encostou a cadeira de rodas, sentou-se nos degraus e subiu de bunda auxiliada pelos próprios braços até alcançar sua poltrona. Assim ela ficou durante quatorze horas de viagem, sem descer uma vez sequer pra se alimentar, beber ou ir ao banheiro. Quando chegou ao seu destino, uma senhora que estava dentro do ônibus vendo a situação pediu aos funcionários da rodoviária que a ajudassem a descer, o que foi feito.
O Brasil está envelhecendo e não podemos permitir que situações como está aconteçam. Nossos idosos merecem carinho, gentilezas e respeito e as empresas tem por obrigação dar um tratamento especial a clientes especiais. Entendo que tudo é custo para as empresas, mas ignorar e não cumprir as leis é inadmissível para uma grande empresa como a EUCATUR, que trata milhares de passageiros todos os dias.
Está sendo regulamentada no Brasil uma nova profissão “ CUIDADOR DE IDOSOS” já há vários cursos para capacitação de profissionais para cuidar de idosos, a partir de objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação, segurança e lazer da pessoa assistida. Entendo que empresas que lidam com pessoas de todas as idades num futuro bem próximo devem contratar esse profissional para assistir, não só idosos, mas qualquer pessoa que necessite de atendimento especial, no caso da Eucatur, colocar profissionais “CAPACITADOS” nas rodoviárias e nos postos de parada dos seus ônibus. Assim, seu slogan “ Transporte feito com carinho” será verdadeiro.

Um comentário:

  1. meu slogan depois de viagens LDN-POA = EUCATUR, NUNCA MAIS!!! luamaral

    ResponderExcluir