19 novembro 2006

Beleza que mata !!!


A mulher já passou por muitos períodos de humilhação e dominação, quando penso que antigamente ela era escrava do pai, do marido, vejo que neste mundo contemporâneo as coisas não estão melhores, embora ela tenha conseguido ir à escola, ter direito a voto, ter uma profissão, escolher seus parceiros sexuais e ter uma vida sexual, ainda continua escrava. Hoje escrava da beleza e consequentemente ainda dos homens.
E para ser amada e aceita por “eles” essas mulheres fazem o possível e o impossível para seguir um padrão imposto pela mídia.
---------------------------------------------------------------------
Beleza que mata
-------------------------------------------------------
Vivemos tempos de valores invertidos, que galopam à velocidade do mundo cosmético da cirurgia plástica, da lipoaspiração, dos recursos estéticos dedicados a criar um modelo de ser humano presumivelmente feliz. Não pode ser feliz quem morre de anorexia. Não pode ser feliz quem se priva das delícias do banquete da vida onde existem prazeres cotidianos que incluem comer o que se tem vontade, divertir-se sem a preocupação exagerada com o peso, a barriga saliente, a orelha de abano. O ser humano é mais feliz quando transgride as regras de perversos mecanismos sociais de aceitação e rejeição. A vida é um espaço de liberdade de escolhas. Assim, a imposição de ser bonita, a imposição de ser perfeita, a imposição de ser ''modelo'' transita na contramão das diferenças saudáveis. A convivência é mais alegre quando há altos e baixos, gordos e magros, negros e brancos. Um mundo sem diversidades só consegue ser mais triste. Ninguém fica feliz quando uma moça, de apenas 21 anos, morre vítima da beleza padrão.
Matéria publicada Folha de Londrina 19/11/06 - Folha 2 - Ponto Final - Célia Musilli

2 comentários:

  1. Numa roda de mulheres - adolescentes, jovens e jovens senhoras - uma delas, mãe, comentou que o farmacêutico vizinho avisou-lhe que a filha, junto com amiguinhas andavam comprando lacto purga regularmente... pois é, elas tomavam diariamente para não engordar, pq como adolescentes as respectivas mães as obrigavam a comer... uma dessas meninas tinha compulsão por fazer abdominais no banheiro.... uma das mães (delas) descobriu, pq sempre depois da menina usar o banheiro, o tapetinho aparecia em posição diferente do costume. Pode?!
    Tô de olho nessas meninas... hehehe!

    ResponderExcluir
  2. hehehe... o anônimo aí é a Lúcia, viu! esqueci de assinar... rsss

    ResponderExcluir